Curtas-Metragens

Em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing, Kleber Mazziero produz semestralmente Curtas-Metragens, nos quais os alunos da Oficina de Curtas produzem os filmes e conhecem todos os passos que envolvem a realização de um filme.

 

Para assistir aos curtas - escritos e dirigidos por Kleber Mazziero -, clique nos links abaixo.

 

Intriga

Intriga é a adaptação da peça Muito Barulho por Nada, de W. Shakespeare. O curta-metragem, de autoria de Kleber Mazziero, apresenta aquele que talvez seja o maior Plano-Sequência da história do cinema: o filme inteiro!

Audácia

Adaptação da peça Henrique V, de William Shakespeare. Após a juventude airada, o filho de Henrique IV se converte num dos maiores reis da história da Inglaterra.

Concórdia

Adaptação da peça Henrique IV, de William Shakespeare. O reinado e a sucessão do trono da Inglaterra dependem do filho estroina do rei Henrique IV, com quem o monarca só se decepciona.. A premência e a necessidade fazem com que se estabeleça a concórdia entre pai e filho.

Desforra

Três potes: um de ouro, um de prata, um de bronze. Em cada um deles, um destino. Um empréstimo, um trato, uma pena: um quilo da própria carne. O homem contra o homem: Desforra. Adaptação de Kleber Mazziero da peça O Mercador de Veneza, de William Shakespeare.

Dualidade

Curta-metragem adaptado da obra Ricardo II, de William Shakespeare. A pena do Bardo, mesmo distante 400 anos, não nos poupa, tampouco deixa de nos alertar: "Se o poupar, por qualquer que seja a imploração, mais males hão de vir por esse perdão".

Astúcia

Na ficção, sempre mais ampla e completa do que a vida-real, Shakespeare chama a atenção para o fato de que raras são as vezes em que, empregada em favor do Mal, a astúcia gera o Bem: "Não descansemos; mantenhamo-nos atentos às doenças de nosso tempo".

Identity

Ao apresentar uma série de imbróglios ao longo de um dia (causados pela dificuldade de se identificar quem é quem entre dois gêmeos), talvez Shakespeare tenha sugerido que não sabemos quem somos, de verdade. Este filme mudo, com o texto (e esse não é um erro!) original de A Comédia dos Erros, expõe a constante busca do ser humano por sua... Identidade.

 

Spell

A versão musical da peça Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, mais do que apresentar uma leitura da história da música norte-americana em "contagem regressiva" (partindo da sonoridade do Rock do século XXI até chegar no Blues do início do século XX), traz músicas compostas sobre o texto original do bardo Inglês.

Jura

Sexto filme da série de adaptações da obra de Shakespeare, Jura e uma comédia em 12 minutos, que traz diversos trechos do texto original de Trabalhos de Amor Perdidos, peça escrita pelo poeta inglês antes do final do seculo XVI, incluindo a letra da música-tema do filme.

Lealdade

Adaptado de Os dois cavalheiros de Verona, de William Shakespeare, este curta-metragem lida com um dos valores mais importantes no relacionamento humano, mas que é valorizado por poucos: a Lealdade.

Carência

Quarto filme da série de adaptações da obra de William Shakespeare, Carência é uma adaptação da peça Tito Andrônico, a mais sangrenta das tragédias do bardo inglês. 11 assassinatos, 4 mutilações e 2 estupros ambientam a situação na qual um aspirante a Rei, movido por sua extrema carência, só é capaz de fazer o mal.

Abulia

Terceiro filme da série de adaptações da obra de William Shakespeare, Abulia é o filme baseado em Henrique VI, a primeira peça escrita pelo gênio inglês. O rei-abúlico, filho do grande Henrique V, ciente de sua falta de talento e vocação para o Trono, ao ver se aproximar a ameaça de perder a Coroa, age de modo triste e melancólico; de modo pouco Real; de modo humano.

Vergonha

Segundo curta-metragem da série de adaptações de peças de William Shakespeare. Desta feita, Ricardo III, o maior vilão da obra do bardo inglês, ganha as telas.

Infâmia

Curta-metragem adaptado da peça Hamlet, de William Shakespeare.

117 Measures

O filme inspirado na obra De onde viemos?, para onde vamos?, quem somos?, de Paul Gauguin, e na Sonata em Lá Maior, de Cesar Franck, cuja partitura conta exatos 117 compassos, apresenta uma indagação: A arte precisa, de fato, se aproximar do grande público?

O Ser e a Forma

Filme com duração de 1 minuto, O Ser e a Forma apresenta de modo sintético a importância de se responder antes ao Como? do que ao O quê?.

Please reload